segunda-feira, 2 de maio de 2011

Piada

Existe uma piada antiga onde, supostamente, EU converso com Gabriel, para quem não sabe um arcanjo, sobre como seria a geografia e geologia da Terra e sobre os vários problemas que algumas regiões iram conviver, tais como, terremotos, vulcões, secas, enchentes, nevascas, tsumanis, etc.
Nesse ponto Gabriel, um pouco surpreso, diria: "Mas, Senhor, e o Brasil, nada de ruim vai acontecer lá?".
E EU responderia: "Calma, espera para ver ...".
Aqui, geralmente encontro três variações e farei comentários sobre cada uma delas.

1) "Calma, espera para ver os políticos que colocarei lá." - Felizmente para MIM e infelizmente para vocês não tenho nada a ver com esses "representantes" eleitos. Mas, tenho que admitir que até EU fico horrorizado com a corrupção, desonestidade e cara-de-pau desses indivíduos. O fisiologismo, o nepotismo, o corporativismo, legislação em causa própria, a venda ou compra de apoio/voto, entre tantas outras práticas condenáveis fazem com que a piada acima tenha graça, por ter vários exemplos reais em todos os níveis políticos desse país. Sei que existem exceções, mas são isso mesmo, exceções, e não a regra. Um conselho para vocês, escolham melhor seus candidatos.

2) "Calma, espera para ver a polícia que colocarei lá." - É, também, não tenho nada a ver com isso. Mas, acredito que a situação da polícia é reflexo de práticas antigas, dos exemplos que vem de cima e da situação política. Claro que, melhores salários e condições mais dignas para o exercício dessa atividade ajudariam muito, mas esse clima de levar vantagem em tudo e se dar bem, também parece ser regra na polícia, independente das condições de trabalho. Novamente a piada passa a ter graça por causa dos vários exemplos. E as exceções, são exceções e não regra.

3) "Calma, espera para ver o povinho que colocarei lá." - Essa é a única injustiça dessa piada. Esse povo é maravilhoso, otimista, bem-humorado, generoso, acolhedor, entre tantas qualidades que lhe são comuns. Aqui, ele é regra e não exceção. Por esse povo EU queria ter sido o responsável, pois ele é um exemplo a ser seguido. Infelizmente, ele está sendo contaminado pelas pessoas e práticas faladas acima. Está correndo o risco de perder o que tem de melhor em função da avalanche de escândalos e maus exemplos dos políticos, policiais, legisladores e religiosos, todos preocupados com seu próprio conforto e regalias e explorando a boa fé dessas pessoas que fazem desse país algo especial. Meu único conselho a vocês, continuem sendo o povo brasileiro.

Abraço a todos.

Futebol II

Em postagem anterior, Futebol, deixei bem claro que EU não faço nada para influenciar nenhum resultado de qualquer atividade humana, entre elas, as esportivas. Mas, também deixei registrado que tenho minhas preferências. E neste ano já tive o prazer de ver o time de futebol para qual torço ganhar duas taças e, consequentemente, ser campeão estadual invicto. Esse time, com sua torcida imensa (a maior do país e do mundo), sua mística, seus títulos e sua camisa (a única a ser chamada de manto sagrado), é realmente extraordinário. Por questões óbvias, não irei dizer qual é, pois não quero ser acusado de nenhum tipo de favorecimento e nem deixar os torcedores de outros times tristes por causa dessa minha preferência celestial.

Abraço a todos.

P.S.: Tô sem freio!!!