segunda-feira, 2 de maio de 2011

Piada

Existe uma piada antiga onde, supostamente, EU converso com Gabriel, para quem não sabe um arcanjo, sobre como seria a geografia e geologia da Terra e sobre os vários problemas que algumas regiões iram conviver, tais como, terremotos, vulcões, secas, enchentes, nevascas, tsumanis, etc.
Nesse ponto Gabriel, um pouco surpreso, diria: "Mas, Senhor, e o Brasil, nada de ruim vai acontecer lá?".
E EU responderia: "Calma, espera para ver ...".
Aqui, geralmente encontro três variações e farei comentários sobre cada uma delas.

1) "Calma, espera para ver os políticos que colocarei lá." - Felizmente para MIM e infelizmente para vocês não tenho nada a ver com esses "representantes" eleitos. Mas, tenho que admitir que até EU fico horrorizado com a corrupção, desonestidade e cara-de-pau desses indivíduos. O fisiologismo, o nepotismo, o corporativismo, legislação em causa própria, a venda ou compra de apoio/voto, entre tantas outras práticas condenáveis fazem com que a piada acima tenha graça, por ter vários exemplos reais em todos os níveis políticos desse país. Sei que existem exceções, mas são isso mesmo, exceções, e não a regra. Um conselho para vocês, escolham melhor seus candidatos.

2) "Calma, espera para ver a polícia que colocarei lá." - É, também, não tenho nada a ver com isso. Mas, acredito que a situação da polícia é reflexo de práticas antigas, dos exemplos que vem de cima e da situação política. Claro que, melhores salários e condições mais dignas para o exercício dessa atividade ajudariam muito, mas esse clima de levar vantagem em tudo e se dar bem, também parece ser regra na polícia, independente das condições de trabalho. Novamente a piada passa a ter graça por causa dos vários exemplos. E as exceções, são exceções e não regra.

3) "Calma, espera para ver o povinho que colocarei lá." - Essa é a única injustiça dessa piada. Esse povo é maravilhoso, otimista, bem-humorado, generoso, acolhedor, entre tantas qualidades que lhe são comuns. Aqui, ele é regra e não exceção. Por esse povo EU queria ter sido o responsável, pois ele é um exemplo a ser seguido. Infelizmente, ele está sendo contaminado pelas pessoas e práticas faladas acima. Está correndo o risco de perder o que tem de melhor em função da avalanche de escândalos e maus exemplos dos políticos, policiais, legisladores e religiosos, todos preocupados com seu próprio conforto e regalias e explorando a boa fé dessas pessoas que fazem desse país algo especial. Meu único conselho a vocês, continuem sendo o povo brasileiro.

Abraço a todos.

Um comentário:

  1. Deus, porque abandonou seu blog? não está postado mais... Você abandona todos os seus filhos? Eu gosto do que Você escreve... mesmo não acreditando em Si :D

    ResponderExcluir