segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Questão do Ateísmo

Hoje, EU gostaria de tratar de um assunto que costuma gerar muitas controvérsias (exageradas na minha opinião), o ateísmo.
Primeiro, gostaria de esclarecer que todos o seres humanos são ateus.
Antes, que alguém comece a gritar, espernear e ME acusar de heresia, procure pensar um pouco.
Desde o início da civilização humana já foram reverenciados uma quantidade tão grande de deuses e deusas que simplesmente não dá nem para montar uma lista. Só para exemplificar, veja a seguir:

Egípcios: Amon, Anúbis, Hórus, Ísis, Osíris, Rá, etc.

Gregos: Afrodite, Apolo, Ares, Dionisio, Hera, Zeus, etc.

Romanos: Aurora, Baco, Caronte, Júpiter, Marte, Minerva, etc.

Nórdicos: Borr, Freya, Loki, Odin, Thor, etc.

Africanos: Oxalá, Iemanjá, Oxum, Ogum, Xangô, etc.

Hindu: Brama, Vixnu, Xiva, etc.

Maia: Ah Puch, Camazotz, Chac Mool, Huracan, etc.

Bom, já deu para perceber a quantidade de deuses e deusas que já existiram e/ou ainda existem. E, como acho difícil alguém acreditar em todos eles, então todo o mundo é ateu em relação a algum(ns) deus(es)/deusa(s). A única diferença é que algumas pessoas possuem uma lista mais comprida que as das outras pessoas.
Resolvida essa questão sobre o ateísmo entre os seres humanos, gostaria de informar que também EU sou ateu, o que aliás, deveria ser óbvio para todos.
Sendo EU o criador e senhor do universo, além de ser a causa primária e o fim de todas as coisas, nada pode existir acima de MIM, portanto não acredito que um Deus tenha criado a MIM e a todas as outras coisas, e também traçado o MEU destino. Afinal de contas, EU tenho livre-arbítrio e não necessito de responder a perguntas do tipo (meus vários anos de análise pelo menos serviram para alguma coisa):

- De onde EU vim? Para onde EU vou? (um mapa resolve isso)
- O que EU sou? Qual MEU destino? (será amnésia?)

Entre tantas outras que vocês adoram ficar se questionando e pedindo que EU responda (como se EU não tivesse coisas mais importantes para fazer).
Portanto, vamos combinar que cada um fica com sua lista de deuses/deusas em que acreditam ou não e deixem as outras pessoas e EU em paz.

Abraço a todos.

2 comentários:

  1. O mundo seria um lugar muito melhor se as pessoas guardassem para si a sua crença (ou falta dela) e não ficassem pertubando os outros com tentativas idiotas de conversão, geralmente baseadas em ameaças e feitas na base do grito. Vamos nos preocupar com coisas mais sérias, como a pobreza, fome, miséria, violência, só para começar.

    ResponderExcluir
  2. e Nossa Silvia, você foi 10 nota 10 não que também não tenhamos que pensar a respeito de "Deus" afinal se pararmos para pensar, bem sobre o assunto, que tantas religiões são essas? E cada vez surge mais e com elas o fato é que todas querem levar a um só nome “Deus” pessoa, espírito etc. Como relata nosso amigo “Deus” acima e com esses aumentos religiosos só aumentam também os fraudadores que aprisionam as crenças dos religiosos.

    Então não critico só devemos raciocinar a cada linha escrita e analisar que fatos que fazem sentido.

    E olha! Que tenho a minha em fé...que não vem a caso aqui apenas passei por aqui e li a QUESTÃO ATEÍSMO E O SEU comentário bem escrito pela razão da violência outros.

    ResponderExcluir