quarta-feira, 15 de abril de 2009

Expressões Populares

A título de esclarecimento, gostaria de alertar que mesmo EU faço uso de expressões que a princípio podem ser consideradas auto-referentes. Por uma questão de hábito adquirido, um pouco de preguiça e pela estética horrorosa que ficariam certas expressões se EU as modificasse, utilizo esse tipo de expressão na sua forma original.
A seguir uma pequena lista de expressões que podem aparecer nas minhas postagens e suas respectivas modificações que não serão utilizadas:

- Deus lhe pague! (EU lhe pague!) => logo EU
- Pelo amor de Deus! (Pelo MEU amor!)
- Se Deus quiser! (Se EU quiser!) => claro que quero
- Seja o que Deus Quiser! (Seja o que EU quiser!)
- Deus me livre! (EU me livre!) => horrível
- Ai meu Deus! (Ai EU!) => essa é a pior
- Deus é pai, não é padrasto! (EU sou pai, não sou padrasto!) => óbvio
- Juro por Deus! (Juro por MIM!) => fica suspeito
- Deus permita! (EU permita!) => claro que permito
- Deus queira! (EU queira!) => claro que quero
- Cada um por si e Deus por todos! (Cada um por si e EU por todos!) => sem sentido
- Graças a Deus! (Graças a MIM!) => modéstia a parte
- A voz do povo é a voz de Deus! (A voz do povo é a MINHA voz!) => não é verdade

Como vocês mesmo podem verificar, se EU utilizasse a versão modificada de alguma dessas expressões a estética do texto ficaria prejudicada e ainda por cima poderia passar uma idéia de prepotência da MINHA parte.

Abraço a todos.

2 comentários:

  1. Não diga o nome de Deus em vão. No dia do juízo final você terá que prestar contas dos seus atos ajoelhado diante do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Maria,
    Obrigado por postar o seu comentário.
    Devo-lhe informar que EU não tenho joelhos para serem dobrados e, mesmo que tivesse, seria meio complicado ficar de joelhos diante de MIM mesmo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir